19/8, Dia Mundial da Fotografia

“A fotografia começou bem, com o abrir de uma janela. Não julgo que seja uma coincidência simbólica o facto das fotografias mais antigas que sobrevivem serem fotografias de janelas. A famosa heliografia de Nicéphore (um nome que significa «portador de vitória») Niépce (1765-1833), de 1826 (?), mostra a vista da janela do estúdio do inventor, na sua propriedade Le Gras em saint-Loup-Verennes – uma paisagem pré-cubista, ou pelo menos «cloisonné», com as triangulações de telhados e sombras. (…)

A fotografia foi inventada para servir as artes e a ciência como um Janus de duas caras; marcada pela ambiguidade, nasceu como ciência e cresceu como arte. Talbot tinha uma frustrante negação para o desenho, e por isso se entregou devotadamente à pesquisa de um processo fotogénico permanente; a luz, esse «lápis da natureza», seria o substituto da sua mão desajeitada. Mas uma vez inventada, a fotografia foi logo posta por Talbot ao serviço das causas técnicas, por exemplo auxiliar na decifração de textos cuneiformes do British Museum, em que estava envolvido.

Das obras de Niépce e Daguerre praticamente nada resta, e o que se conhece surpreende mais pelo milagre da técnica do que pela qualidade estética. O primeiro fotógrafo – artista francês foi, indubitavelmente, Bayard. Ignorado pelas entidades oficiais que em 1839 proclamavam a descoberta da fotografia, Bayard destilou o seu rancor num soberbo auto-retrato (1840) que o representa semi-nú, como o cadáver de um afogado. O humor negro é acentuado pela legenda: O governo que deu demasiado ao sr Daguerre, nada fez pelo sr Bayard e o infeliz afogou-se”.

(Excertos do texto de Jorge Calado publicado na Revista Expresso de 7 de Outubro de 1989)

“Se pudesse contar a história com palavras, não precisava de arrastar comigo uma máquina fotográfica”. Lewis Hine

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: